Home 9 Informações 9 5 dúvidas sobre a limpeza do poço artesiano e quando deve ser feita

5 dúvidas sobre a limpeza do poço artesiano e quando deve ser feita

O poço artesiano permite que você tenha uma água limpa e de qualidade, mas muitas pessoas têm dúvidas sobre como a limpeza do poço artesiano deve ser feita. A limpeza do poço artesiano deve ser feita com uma certa regularidade para que não haja a perda da estrutura feita.

O principal objeto é manter as características e funcionalidades de quando o poço artesiano foi construído. Durante o processo de limpeza são avaliadas questões relacionadas a estrutura do poço artesiano. Assim, como questões dos componentes, como tubos e bomba utilizados no poço.

Como a limpeza do poço artesiano é feita?

Vale lembrar que o ideal é que na limpeza, tenha uma equipe especializada no processo! Pois, a mesma irá saber identificar e avaliar se há a necessidade de uma manutenção além da limpeza.

O objetivo da limpeza é retirar as impurezas que podem se acumular nos filtros, com o passar do tempo. Para fazer essa limpeza se utiliza de um compressor para bombear as partículas maiores de sujeira e areia que se acumularam.

Após isso, é feito uma retrolavagem em todo o sistema. Assim, é possível tirar elementos orgânicos e inorgânicos que podem ter se acumulados no filtro.

Aliás, o próximo passo, é a desinfecção do sistema. Para isso, o recomendado é usar HEXA T ou Hipoclorito de sódio. Então, se aguarda um tempo de 15 horas para ação do produto. Depois se faz um novo bombeamento para remover todas as substâncias químicas desinfetantes usadas para a limpeza.

Qual é a periodicidade em que se deve ser feita?

A periodicidade irá depender do tempo da construção do seu poço artesiano. Se o poço for novo, a periodicidade pode ser de 1 ano. Entretanto, se o poço for antigo ou tiver acima de 5 anos. O ideal é que a limpeza seja feita a cada 6 meses ou até 3 meses.

Quem irá decidir o tempo ideal entre as limpezas é a equipe que perfurou o poço artesiano. Pois, elas conhecem a estrutura e sabe a periodicidade ideal para manter tudo em pleno funcionamento.

A Zézinho Poços Artesianos está a mais de 20 anos no mercado de perfuração de poço. Possui toda a experiência para execução do seu poço com toda segurança! Além disso, podemos te auxiliar em toda a documentação necessária para perfuração. Entre em contato com nossa equipe para que nossos engenheiros avaliem seu projeto!

Publicações Relacionadas

Manutenção de poço artesiano: como é realizada?

Manutenção de poço artesiano: como é realizada?

A manutenção de poço artesiano é essencial para aumentar a vida útil do poço. Ela deve ser feita de forma preventiva dentro de um prazo máximo determinado. O correto é que a empresa que realize a perfuração já apresente um planejamento da manutenção de poço artesiano....

Limpeza de poço artesiano: como funciona e quando é necessário?

Limpeza de poço artesiano: como funciona e quando é necessário?

Antes de falar sobre a limpeza de poço artesiano, vamos explicar um pouquinho o que é um poço artesiano. Primeiramente, o poço artesiano é perfurado até alcançar um aquífero confinado. Aliás, quando perfurado esse aquífero jorra água de forma natural para a superfície...

Como conseguir a outorga junto ao DAEE para perfurar o poço artesiano?

Como conseguir a outorga junto ao DAEE para perfurar o poço artesiano?

Se você está pensando em furar um poço artesiano, é importante lembrar que algumas documentações são necessárias, entre elas a outorga junto ao DAEE. Muitos clientes não sabem como conseguir essa documentação importante, por isso, vamos explicar um pouco sobre o que é...