Home 9 Informações 9 A importância de usar filtro para poço artesiano para o consumo da água

A importância de usar filtro para poço artesiano para o consumo da água

Não é segredo que cada dia que passa os mananciais subterrâneos estão cada dia mais poluídos, por isso, a utilização de filtro para poço artesiano é essencial.  Sem falar que muitas vezes as águas dos mananciais possuem compostos químicos e físico que precisam ser filtrados para que a mesma se torne potável.

Então, em todos esses casos deve ser usado o filtro para poço artesiano juntamente com o cloro para desinfecção. Geralmente, o processo de desinfecção ocorre de maneira automático pode meio de uma dosadora automática de cloro.

A escolha de um filtro irá depender da análise da água. A água deve ser analisada em três etapas, química, física e bacteriológica. Só após esse relatório é possível decidir que tipo de sistema de filtragem de água deve ser instalado no poço.

A maior parte da água subterrânea possui excesso de ferro e manganês, ao adicionar cloro na medida exata esses problemas são facilmente eliminados. Entretanto, existem outras vantagens na utilização de um filtro para poço artesiano:

  • Redução de ferro, manganês e outros elementos metálicos encontrados na água.
  • Eliminação da coloração turva e amarelada da água, que impede o consumo e a utilização nas tarefas domésticas.
  • Torna a água apropriada para o consumo animal.
  • Melhora a qualidade da água para irrigação de plantações, evitando o risco de contaminação.

Tipos de filtro para poço artesiano

Antes da instalação do filtro para poço artesiano é preciso fazer um levantamento sobre algumas características do poço. Primeiramente, é necessário saber a vazão do poço. Quando se perfura um poço artesiano a empresa responsável precisa fazer um laudo técnico. Caso, você não tenha, será necessário realizar um teste de vazão.

Após esse primeiro passo vem a análise da água, é preciso saber quais elementos a água possui. Os mais comuns são ferro, manganês, barro ou arreia, para cada problema existe um tipo de filtro diferente. Porém, em todos os casos, quando falamos de água para o consumo humano, é essencial tratar a água com cloro.

Essa exigência do tratamento de cloro está disposta no anexo XX da portaria PCR nº 5 do controle e vigilância relacionada ao controle da qualidade da água e do padrão de potabilidade.

Aliás, a utilização de cloro é o meio mais barato para tratar de forma eficiente a água de poços artesianos. Além de deixar a água livre de bactérias, o cloro ajuda a separar as sujeiras sólidas, já que esses resíduos ficam depositados no fundo do filtro.

Se você está preocupado em relação ao gosto da água, fique sabendo que a quantidade indicada de 0,5 ppm de cloro para o tratamento da água. Não deixa qualquer sabor ou odor na água após o tratamento.

Mas ainda existem outras duas formas de controlar as bactérias da água. O sistema ultravioleta e a aplicação de ozônio. Entretanto, o sistema ultravioleta é o menos vantajoso. Pois, se a água passa pelos raios UV e permanece em uma caixa não desinfectada, pode ocorrer uma nova contaminação.

Portanto, para o tratamento com o sistema de ozônio, se utiliza um gás altamente descontaminante para purificar a água, porém é uma opção mais cara se comparado ao cloro.

Dúvidas gerais sobre instalação e problemas comuns

Apesar de parecer um sistema caro, os custos com manutenção e instalação não são tão altos. Muitos filtros possuem a opção retrolaváveis, em que a limpeza do filtro é feita apenas com água. O filtro para poço artesiano pode ser feito de materiais como PVC ou aço inoxidável e tem duração superior a dois anos.

Problemas que o filtro para poço artesiano não resolve:

  • Correção de pH, para isso é necessário a adição de dosadores de produtos químicos.
  • Água dura, quando a água possui excesso de minérios que causam incrustações.

Ainda ficou com dúvidas sobre a instalação do filtro para poço artesiano? Entre em contato! A Zezinho Poços Artesianos está a mais de 20 anos no mercado e pode te ajudar na perfuração e adequação do seu projeto.

Publicações Relacionadas

Quando é necessário utilizar filtro para poço artesiano?

Quando é necessário utilizar filtro para poço artesiano?

Após a perfuração do poço artesiano, é preciso fazer uma análise de água para saber se há ou não a indicação do uso do filtro. Mesmo, que a água venha de um manancial subterrâneo, não é incomum ouvir relatos de águas poluídas. Isso porque, não há o tratamento correto...

Bomba de poços artesianos: saiba como escolher o modelo ideal

Bomba de poços artesianos: saiba como escolher o modelo ideal

A pesar de pouco comentado, a bomba pode fazer toda a diferença para o seu poço artesiano. Um dos problemas principais que a bomba pode causar é a baixa quantidade de água. Assim, muitas pessoas acabam associando a problemas relacionados ao poço artesiano, quando, na...