Home 9 Informações 9 Benefícios da perfuração de poço artesiano para irrigação na agricultura

Benefícios da perfuração de poço artesiano para irrigação na agricultura

Em muitas regiões do Brasil, a perfuração de poço artesiano é direcionada para a irrigação na agricultura. Já que cada ano que passa a escassez de chuva vem aumentando consideravelmente. Então, para não perder a produção os agricultores têm optado por perfurar um poço artesiano para manter a plantação irrigada.

Entretanto, muitos produtores possuem dúvida de qual é a melhor forma de puxar a água do poço artesiano para fazer a irrigação. Basicamente, existem duas formas mais comuns de puxar a água. Mas, antes de falar sobre isso, vamos falar um pouco sobre poço artesiano!

O que é e qual é a importância de ter um poço artesiano?

O principal objetivo da perfuração de um poço artesiano. É a captação da água do lençol freático. Então, em cada região do país, o poço artesiano tem um nome diferente. Em algumas é cisternas, poços semi artesiano e até pocinho.

É muito importante lembrar que para a perfuração, o proprietário e a perfuradora devem seguir uma série de regras determinada pela legislação. Essas regras são importantes para proteger o meio ambiente e garantir a segurança e a qualidade do poço.

Infelizmente, com as mudanças climáticas que ocorram nos últimos anos. Mudaram as épocas das chuvas e principalmente a quantidade delas. Com isso, muitas regiões sofrem com a estiagem. E sem água, fica impossível produzir qualquer coisa.

Sendo assim, a única medida segura para grande parte dos agricultores é a perfuração de um poço artesiano. Aliás, é sempre bom lembrar que não existe nenhum risco na perfuração.

A questão é fazer tudo dentro da legislação para que não se enquadre como crime ambiental. Assim, o Zezinho Poços Artesianos trabalha na legislação e oferece todo suporte ao cliente, para que ele não tenha nenhum problema.

Outra questão que é essencial, principalmente no uso da água para irrigação é verificar se a água é ou não contaminada. Também é necessário verificar o PH, para garantir que uma água de má qualidade prejudique sua plantação.

poço artesiano

Como captar a água para irrigação?

A primeira é que a vazão de água seja igual ou maior que a necessidade do sistema para irrigar. Pois, se a bomba do poço fornecer menos água que o ideal para a irrigação. Todo o sistema de irrigação será afetado. Assim, vamos para um exemplo. Se a vazão adequada para irrigação é de 12 mil litros por hora. O poço deve ter a mesma vazão ou maior.

Outro ponto importante a ser averiguado é se o nível dinâmico do poço artesiano, tem a profundidade necessário para o bombeamento. O desnível de água que é gerado até a superfície, deve ser somado a outros componentes. Entre eles, o desnível da área, pressão de funcionamento, distância do ponto de captação e se há perdas durante a irrigação.

Se o poço artesiano não tiver a vazão ideal. Você deverá usar uma bomba do poço para levar a água até um reservatório. E uma outra bomba para irrigar. Esse sistema é mais econômico e garante maior potência. De modo geral, a melhor maneira de usar a água do poço artesiano para irrigação irá depender de fatores pontuais no seu sistema de irrigação. Caso tenha dúvidas sobre o assunto, entre em contato com a gente! Estamos a mais de 20 anos no mercado de perfuração de poços artesianos e podemos te ajudar!

Publicações Relacionadas

Quando é necessário utilizar filtro para poço artesiano?

Quando é necessário utilizar filtro para poço artesiano?

Após a perfuração do poço artesiano, é preciso fazer uma análise de água para saber se há ou não a indicação do uso do filtro. Mesmo, que a água venha de um manancial subterrâneo, não é incomum ouvir relatos de águas poluídas. Isso porque, não há o tratamento correto...

Bomba de poços artesianos: saiba como escolher o modelo ideal

Bomba de poços artesianos: saiba como escolher o modelo ideal

A pesar de pouco comentado, a bomba pode fazer toda a diferença para o seu poço artesiano. Um dos problemas principais que a bomba pode causar é a baixa quantidade de água. Assim, muitas pessoas acabam associando a problemas relacionados ao poço artesiano, quando, na...

Dicas sobre a regularização de poços artesianos, tire suas dúvidas

Dicas sobre a regularização de poços artesianos, tire suas dúvidas

A regularização dos poços artesianos, se tornaram obrigatórias, por isso, é muito importante que a empresa que irá perfurar o seu poço te ajude nesse processo. Aliás, não é só para perfuração de poços artesianos que essa regularização é importante, poços comuns e semi...