Home 9 Informações 9 Bomba de poços artesianos: saiba como escolher o modelo ideal

Bomba de poços artesianos: saiba como escolher o modelo ideal

A pesar de pouco comentado, a bomba pode fazer toda a diferença para o seu poço artesiano. Um dos problemas principais que a bomba pode causar é a baixa quantidade de água. Assim, muitas pessoas acabam associando a problemas relacionados ao poço artesiano, quando, na verdade, se trata da bomba.

Dessa forma, um poço artesiano é feito para jorrar água de forma natural, mais para que isso aconteça, a água precisa de muita pressão para subir naturalmente até a superfície. O que torna esse projeto muito caro, por isso, raramente esse poço é construído.

Então, a maioria dos poços artesianos necessitam de um conjunto de equipamentos e bomba para trazer a água até a superfície. E aí que a dúvida surge, como escolher uma bomba?

Qual é a bomba ideal para o poço artesiano?

A bomba para poço artesiano também é conhecida como motobomba, para escolher o modelo ideal, são necessárias algumas informações:

  • Diâmetro do poço;
  • Profundidade;
  • Vazão de água;
  • Nível estático e dinâmico.

Esses dados estão disponíveis da descrição das especificações técnicas do poço oferecido pela empresa de perfuração. Entretanto, a maioria das empresas, já oferecem a perfuração do poço com todos os materiais necessários para o funcionamento. Se deseja comprar o equipamento separadamente, tome muito cuidado para comprar o equipamento correto para não ter problemas futuros.

O modelo de bomba mais usado é o submerso, esse modelo deve ser usado junto com uma boia. Já que ela precisa de um nível adequando de água para funcionar corretamente.

Vale lembrar, que existem bombas que possuem a capacidade de bombear água limpa ou com materiais sólidos como terra e areia, fique atento. Portanto, existem vários tamanhos de bomba com diâmetros e comprimentos diferentes. Os principais materiais são, aço inox e ferro, sendo a melhor opção a de aço inoxidável, pois duram mais.

Aliás, a maior parte dos modelos de bomba de poços artesianos, servem para todas as necessidades, sejam residenciais, agrícolas ou para fins industriais. Entretanto, no momento de comprar é preciso ficar de olho na tensão e na potência.

Bombas de uso residência costuma ser de 200 volts. Porém, para uso industrial o indicado é que se use as voltagens de 220, 380 ou 440 volts trifásico.

Os problemas mais comuns que a bomba apresenta, são:

  • Vibração incomum;
  • Não fornece a vazão ideal de água;
  • Sobrecarga no motor;
  • Não envia água.

Se tiver qualquer dúvida relacionada a perfuração de poços artesianos, é só entrar em contato com o Zezinho Poços Artesianos! Estamos a mais de 20 anos no mercado e podemos te ajudar com a nossa experiência!

Publicações Relacionadas

Quando é necessário utilizar filtro para poço artesiano?

Quando é necessário utilizar filtro para poço artesiano?

Após a perfuração do poço artesiano, é preciso fazer uma análise de água para saber se há ou não a indicação do uso do filtro. Mesmo, que a água venha de um manancial subterrâneo, não é incomum ouvir relatos de águas poluídas. Isso porque, não há o tratamento correto...

Dicas sobre a regularização de poços artesianos, tire suas dúvidas

Dicas sobre a regularização de poços artesianos, tire suas dúvidas

A regularização dos poços artesianos, se tornaram obrigatórias, por isso, é muito importante que a empresa que irá perfurar o seu poço te ajude nesse processo. Aliás, não é só para perfuração de poços artesianos que essa regularização é importante, poços comuns e semi...