Home 9 Informações 9 Manutenção de poço artesiano: como é realizada?

Manutenção de poço artesiano: como é realizada?

A manutenção de poço artesiano é essencial para aumentar a vida útil do poço. Ela deve ser feita de forma preventiva dentro de um prazo máximo determinado. O correto é que a empresa que realize a perfuração já apresente um planejamento da manutenção de poço artesiano.

A perfuração de poços artesianos, tem se tornado cada dia mais comum. Isso porque as vantagens que um poço artesiano oferece são muitas! Entre os muitos benefícios, podemos citar, uma fonte de água auto-sustentável e de alta qualidade.

Os poços artesianos têm baixo custo de manutenção, além disso, muitos locais conseguem deixar de utilizar a água da companhia de água. Reduzindo as despesas e consumindo uma água de maior qualidade.

Diferente das companhias de águas que vivem tendo suspensão no fornecimento, seja por manutenção, racionamento ou estiagem. Quem tem um poço artesiano, raramente irá sofrer com questões relacionadas a falta de água.

Aliás, por ter tantos benefícios cada dia mais as indústrias, condomínios, sitos e fazendas tem optado pela perfuração de um poço artesiano. Mas, como a manutenção de poço artesiano como ela é feita?

Quando a limpeza de poço artesiano deve ser realizada?

Uma vez que é feita a perfuração, como falamos anteriormente. O mais adequado é que a empresa que fez a perfuração, faça um plano de manutenção.

Aqui na Zezinho Poços Artesianos, todos os nossos clientes possuem um planejamento de manutenção. Esse planejamento é essencial para assegurar a qualidade do poço, além de aumentar sua vida útil.

O plano de manutenção dependerá de certas características do poço em questão. Isso porque, em certos tipos de poços a manutenção pode ter um tempo maior que outros.

E não é apenas isso, o tipo de solo em que o poço foi perfurado também interfere no tempo de manutenção. Sendo assim, para que você tenha uma ideia, existem alguns tipos de solo como o sedimentar, que necessitam da instalação de filtros e de pré-filtros. Esse tipo de perfuração exigirá uma manutenção maior, para garantir o bom funcionamento dos filtros.

Antes de iniciar qualquer tipo de manutenção é essencial que se tenha o relatório construtivo do poço. Nesse documento consta todo o processo de averiguação e da construção do poço.

Informações como perfil geológico, diâmetros da perfuração, quais equipamentos que foram utilizados e quais estão instalados. Aliás, não podemos esquecer das análises de água feitas após a conclusão do poço.

A contratação e a execução da manutenção do poço

Antes de tudo, caso o proprietário não tenha o documento que relate as características da construção. Antes de iniciar um planejamento da manutenção é necessário realizar uma inspeção ótica, através de uma filmagem interna do poço.

Ela é essencial para entender a hidrodinâmica interna.  Além disso, uma análise visual, ajuda a compreender outros aspectos do poço. Somente depois dessa coleta de informações é que a manutenção poderá ser feita.

Após isso, nós da Zezinho Poços Artesianos, poderemos determinar qual será o melhor tipo de manutenção preventiva para o seu tipo de poço artesiano. Evitando assim problemas futuros e indicando possíveis pontos vulneráveis que precisam ser observados.

 Entretanto, se o seu poço já apresenta qualquer tipo de problema fique tranquilo. Temos toda a tecnologia disponível para corrigir e restaurar problemas comuns que os poços artesianos apresentem.

Entre eles podemos citar, limpeza e desinfecção, revisão de equipamento, análise da qualidade da água, medição da vazão e do nível estático.

Então, entre em contato agora mesmo, faça um agendamento para uma visita de avaliação para a manutenção de poço artesiano! O Zezinho Poços Artesianos, está a mais de 20 anos no mercado de poços artesianos oferecendo o que há de melhor para os nossos clientes!

Publicações Relacionadas

5 dúvidas sobre a limpeza do poço artesiano e quando deve ser feita

5 dúvidas sobre a limpeza do poço artesiano e quando deve ser feita

O poço artesiano permite que você tenha uma água limpa e de qualidade, mas muitas pessoas têm dúvidas sobre como a limpeza do poço artesiano deve ser feita. A limpeza do poço artesiano deve ser feita com uma certa regularidade para que não haja a perda da estrutura...

Limpeza de poço artesiano: como funciona e quando é necessário?

Limpeza de poço artesiano: como funciona e quando é necessário?

Antes de falar sobre a limpeza de poço artesiano, vamos explicar um pouquinho o que é um poço artesiano. Primeiramente, o poço artesiano é perfurado até alcançar um aquífero confinado. Aliás, quando perfurado esse aquífero jorra água de forma natural para a superfície...

Como conseguir a outorga junto ao DAEE para perfurar o poço artesiano?

Como conseguir a outorga junto ao DAEE para perfurar o poço artesiano?

Se você está pensando em furar um poço artesiano, é importante lembrar que algumas documentações são necessárias, entre elas a outorga junto ao DAEE. Muitos clientes não sabem como conseguir essa documentação importante, por isso, vamos explicar um pouco sobre o que é...