Home 9 Informações 9 Limpeza de poço artesiano: como funciona e quando é necessário?

Limpeza de poço artesiano: como funciona e quando é necessário?

Antes de falar sobre a limpeza de poço artesiano, vamos explicar um pouquinho o que é um poço artesiano. Primeiramente, o poço artesiano é perfurado até alcançar um aquífero confinado. Aliás, quando perfurado esse aquífero jorra água de forma natural para a superfície sem a necessidade de realizar qualquer tipo de bombeamento.

O aquífero é uma formação ou um grupo de formações geológicas que geralmente armazena água subterrânea. Esses aquíferos são rochas porosas e permeáveis que retém a água.

Assim, a profundidade desses poços, geralmente passam de 100 metros de perfuração. Aliás, algumas perfurações podem chegar até 1.500 metros.

Quando a limpeza de poço artesiano deve ser realizada?

No momento da perfuração é realizada uma análise para medir a qualidade da água. Assim, você já saberá se a água é apropriada para consumo. Como se trata de uma água direto do aquífero, geralmente são águas seguras para o consumo.

Na maioria dos casos, a limpeza de poço artesiano ocorre de modo preventivo. Para evitar que os tubos e possíveis resíduos possam reduzir a vida útil do poço ou ainda contaminar a água.

Quando um poço artesiano é novo a recomendação da limpeza preventiva é a cada dois anos. Mas caso o proprietário percebe qualquer alteração na cor ou gosto da água, essa limpeza deve acontecer antes do prazo. Outros fatores que podem reduzir esse tempo da limpeza preventiva, é redução na vazão da água, ou possíveis obstruções.

Porém, se seu poço artesiano é mais antigo, essa limpeza preventiva deve ser mais frequente, reduzindo para um ano ou seis meses. Lembrado que a limpeza tem como objetivo conservar seu poço!

Existem muitos casos de proprietários que não realizam a limpeza preventiva e acabam perdendo seus poços. Sem falar nas questões de contaminação da água, que podem trazer doenças graves para quem realiza seu consumo!

Como é feita a limpeza de poço artesiano?

Primeiramente é essencial que seja realizada a contratação de uma equipe especializada no assunto! Não permita que qualquer pessoa mexa nos componentes do poço artesiano. Se realizada de forma incorreta a limpeza de poço artesiano, pode acabar danificando ou ainda comprometendo componentes do poço!

Para a limpeza, a equipe utiliza equipamentos e materiais adequados de acordo o seu tipo de poço artesiano. Será necessário realizar uma limpeza nos filtros. Essa limpeza se utiliza de equipamentos como compressores específicos para bombear todas as sujeiras e materiais acumulados. Após isso é feita uma retro-lavagem em todo o sistema.

Também deve ser feita uma inspeção em toda a estrutura de tubos, para verificar qualquer defeito ou deterioração. Caso seja necessário, a equipe poderá trocar a tubulação com defeito, evitando um desmoronamento futuro.

Por fim, é necessário realizar uma desinfecção da água. Essa desinfecção acontece através de um agente desinfetante, que restabelece o controle bacteriológico da água em pouco tempo.

Mas para se ter a total segurança no processo de desinfecção da água após a limpeza da água. O ideal é que seja feita uma análise laboratorial da água, assim se terá a segurança total para o consumo da água.

Faça sua limpeza na Zezinho Poços Artesianos!

O Zezinho Poços Artesianos é uma empresa especializada na perfuração e manutenção de poços artesianos! Trabalhamos a mais de 15 anos no mercado de poços artesianos!

Assim, podemos oferecer o que há de melhor no mercado de perfuração e manutenção de poços! Com suporte 24 horas para os nossos clientes, além de termos todas as liberações e documentações necessárias.

Auxiliando nossos clientes em todo o processo de perfuração!  Assim, mantemos seu poço artesiano saudável, longe de fungos, lodos, micro-organismos e algas que podem ameaçar a saúde da sua família!

Entre em contato agora mesmo para agendar a sua limpeza de poço artesiano preventiva, seja mais um cliente satisfeito!

Publicações Relacionadas

5 dúvidas sobre a limpeza do poço artesiano e quando deve ser feita

5 dúvidas sobre a limpeza do poço artesiano e quando deve ser feita

O poço artesiano permite que você tenha uma água limpa e de qualidade, mas muitas pessoas têm dúvidas sobre como a limpeza do poço artesiano deve ser feita. A limpeza do poço artesiano deve ser feita com uma certa regularidade para que não haja a perda da estrutura...

Manutenção de poço artesiano: como é realizada?

Manutenção de poço artesiano: como é realizada?

A manutenção de poço artesiano é essencial para aumentar a vida útil do poço. Ela deve ser feita de forma preventiva dentro de um prazo máximo determinado. O correto é que a empresa que realize a perfuração já apresente um planejamento da manutenção de poço artesiano....

Como conseguir a outorga junto ao DAEE para perfurar o poço artesiano?

Como conseguir a outorga junto ao DAEE para perfurar o poço artesiano?

Se você está pensando em furar um poço artesiano, é importante lembrar que algumas documentações são necessárias, entre elas a outorga junto ao DAEE. Muitos clientes não sabem como conseguir essa documentação importante, por isso, vamos explicar um pouco sobre o que é...