Home 9 Informações 9 Perfuração de poço artesiano, tire todas suas dúvidas sobre o assunto

Perfuração de poço artesiano, tire todas suas dúvidas sobre o assunto

O Zézinho poços artesianos está a mais de 20 anos trabalhando com a perfuração de poço artesiano, por isso podemos tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.

As águas obtidas com a perfuração de poço artesiano, vem dos lençóis freáticos. Essas águas têm uma qualidade muito maior, que a água que recebemos das torneiras. Por isso, além de utilizar no seu dia a dia, ela também pode ser consumida.

A perfuração do poço artesiano pode acontecer tanto em áreas rurais, como em áreas urbanas. Geralmente nas áreas rurais esses poços são utilizados para manter as lavouras, assim como a residência. Já que em muitas áreas rurais a água potável não chega.

Nas cidades ele é construído para manter o abastecimento contínuo e para economia de água. Podendo ser construído em residências, condomínios ou até em comunidades maiores. Mas é importante que o local tenha um espaço adequado. Já que é necessário a entrada de caminhões e outros materiais de grande porte.

Quanto tempo ela para perfuração de poço artesiano?

Então, a resposta para essa pergunta dependerá de muitos fatores encontrados no solo. Antes de iniciar a perfuração é necessário realizar um estudo de solo. Nesse estudo é possível detectar informações básicas sobre o tipo de solo e possível profundidade necessária para obtenção de água. Caso haja rochas no local, o tempo será maior. O tempo da perfuração em solo sedimentar é menor.

Outro ponto que influencia o tempo de perfuração é a profundidade. Já que a perfuração de poço artesiano pode ter de 100 até 1,500 metros de profundidade! Mas vale lembrar que a Zézinho poços artesianos, possui equipamentos para perfurações de até 700 metros. Raramente um poço artesiano precisa de uma perfuração mais profunda.

Dentro dessa profundidade, podemos encontrar as seguintes classificações, mini poço artesiano ou poço caipira com 20 metros de profundidade em média. Poço semi-artesiano é aquele que necessita de uma bomba submersa para trazer a água para superfície.

Já os poços artesianos não necessitam de água, a água jorra devido à pressão exercida sobre a água. Dessa forma, pode os estimar que o prazo para a perfuração de um poço artesiano pode variar entre 2 semana a um mês. Dentro do cronograma de perfuração, estarão constando todas essas informações.

É necessário ter autorização?

Sim, a empresa que irá realizar a perfuração necessita estar cadastrada no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, conhecido como CREA. Isso garante, que os profissionais que irão executar o serviço, realmente tem o conhecimento necessários.

Além disso, todo o processo deve ter todas as normas e regulamentações exigidas pelo, ABAS, CREA e ABNT obedecidas, para evitar problemas futuros. Por isso, é essencial sempre buscar uma empresa certifica para a perfuração de poço artesiano, assim como a Zézinho Poços Artesianos.

A perfuração de um poço artesiano exige muita manutenção?

Primeiramente, quando a perfuração de poço artesiano, é executada da forma correta, as manutenções são consideradas preventivas. Essa manutenção preventiva deve ser executada a cada um ano a dois anos no máximo. Em caso de poços semi artesianos, a manutenção envolve a revisão da bomba, dos cabos, dos tubos e do quadro de comando. De uma forma geral é preciso avaliar todos os materiais hídricos e elétricos. Essa revisão tem como objetivo aumentar a vida útil do poço.  Outro ponto que é importante é realizar um teste laboratorial na água para ver se é própria para o consumo. Assim, caso o lençol freático tenha sido contaminado é possível detectar.

Aqui na Zézinho Poços Artesianos todos esses processos fazem parte da nossa rotina de trabalho. Trabalhamos com a análise, perfuração, testes e manutenção de vasão, assim como licenças e outorgas necessárias.

Então já sabe, pensou em poços artesianos, pensou em Zézinho Poços Artesianos.

Publicações Relacionadas

5 dúvidas sobre a limpeza do poço artesiano e quando deve ser feita

5 dúvidas sobre a limpeza do poço artesiano e quando deve ser feita

O poço artesiano permite que você tenha uma água limpa e de qualidade, mas muitas pessoas têm dúvidas sobre como a limpeza do poço artesiano deve ser feita. A limpeza do poço artesiano deve ser feita com uma certa regularidade para que não haja a perda da estrutura...

Manutenção de poço artesiano: como é realizada?

Manutenção de poço artesiano: como é realizada?

A manutenção de poço artesiano é essencial para aumentar a vida útil do poço. Ela deve ser feita de forma preventiva dentro de um prazo máximo determinado. O correto é que a empresa que realize a perfuração já apresente um planejamento da manutenção de poço artesiano....

Limpeza de poço artesiano: como funciona e quando é necessário?

Limpeza de poço artesiano: como funciona e quando é necessário?

Antes de falar sobre a limpeza de poço artesiano, vamos explicar um pouquinho o que é um poço artesiano. Primeiramente, o poço artesiano é perfurado até alcançar um aquífero confinado. Aliás, quando perfurado esse aquífero jorra água de forma natural para a superfície...