Home 9 Informações 9 Poço artesiano, quais são os benefícios e as principais dúvidas

Poço artesiano, quais são os benefícios e as principais dúvidas

Muitas pessoas ainda têm muitas dúvidas relacionadas ao poço artesiano, quais são os benefícios e se qualquer pessoa pode fazer. Mas antes de falar mais, vamos explicar o que é o poço artesiano.

Para quem não sabe, o poço artesiano é um poço que suas águas fluem de maneira natural do solo. Ou seja, não há a necessidade de um bombeamento dessa água. A estrutura do poço é feita com uma estrutura tubular, a pressão interna é tão alta que faz com que a água chegue até a superfície.

Além disso, a profundidade é muito maior que um poço comum. Outra diferença é que as águas do poço artesiano têm uma pureza microbiológica e uma concentração de sais minerais, maior.


Enfim, agora que você sabe o que é um poço artesiano, vamos falar mais sobre os benefícios

Quais são os benefícios de um poço artesiano?

Primeiramente, você terá uma água com muito mais qualidade! Como falamos, a água do poço artesiano é mais pura do que a água “tratada” que você recebe na sua torneira.

Outra questão, é que você não ficará sem água, problema comum com as empresas de abastecimento. Além disso, você terá uma economia na conta de água, já que você só terá que pagar a perfuração do mesmo.

Caso você precise de abastecimento contínuo, não sofrerá com problemas comuns de racionamento de água. Uma propriedade que possui um poço artesiano tem uma excelente valorização no mercado imobiliário.

Aliás, se uma das suas preocupações é com o meio ambiente fica tranquilo, o poço artesiano não causa qualquer dano. Ao contrário, ele contribui para o meio ambiente, sendo considerado o sistema que menos agride o meio ambiente.

Assim, outra vantagem é a manutenção dos poços artesianos. Elas são realizadas apenas uma vez ao ano. Essa manutenção é apenas preventiva e tem como objetivo garantir a durabilidade do poço por muitos anos.

Qual é o tempo de implementação?

Antes demais nada, para realizar a perfuração é feito um estudo de viabilidade no local. Também são necessárias algumas liberações, entre elas estão ABAS, ABNT e o CREA.

Entretanto, o tempo de perfuração irá depender do local, qual é o tipo de subsolo, se existe sedimento no local e a profundidade necessária. Os equipamentos necessários, também interferem no prazo para perfuração, mas em geral é de 2 a 30 dias.

Dessa forma, vale lembrar que o poço artesiano pode ser furado em qualquer tipo de solo. O que irá diferenciar é o trabalho necessário e os equipamentos utilizados no local.
Por isso, é preciso realizar um estudo geológico do local, antes do início da perfuração.

Com o poço artesiano encontra água em qualquer lugar?

Podemos se dizer que sim! Existe uma grande possibilidade de encontrar água em qualquer local com um poço artesiano. Para se ter uma ideia essa possibilidade chega a 98%!

O que irá depender é a questão da profundidade, em alguns locais em profundidade aproximadas a 100 metros ou até menos, já é possível encontrar água potável.

Em quais locais pode se construir um poço artesiano?

Praticamente em todos os locais. Inclusive em locais como fazendas, sítios, condôminos ou em apartamentos. O importante é que o local tenha o espaço necessário para a entrada de caminhões e dos equipamentos de perfuração. Lembrando que é de extrema importância uma inspeção do solo e a realização de toda documentação necessária.

Quer furar um poço e tem mais dúvidas, ou não conhece uma empresa especializada? A Zézinho Poços Artesianos é uma empresa que está a mais de 20 anos no mercado. Realizando a perfuração de milhares de poços, temos toda a estrutura para realizar a perfuração de poços de até 700 metros de profundidade!

Sendo assim, realizamos os serviços completos, desde da perfuração, passando pela manutenção e recuperação de poço! Entre em contato, estamos prontos para te atender.

Publicações Relacionadas

5 dúvidas sobre a limpeza do poço artesiano e quando deve ser feita

5 dúvidas sobre a limpeza do poço artesiano e quando deve ser feita

O poço artesiano permite que você tenha uma água limpa e de qualidade, mas muitas pessoas têm dúvidas sobre como a limpeza do poço artesiano deve ser feita. A limpeza do poço artesiano deve ser feita com uma certa regularidade para que não haja a perda da estrutura...

Manutenção de poço artesiano: como é realizada?

Manutenção de poço artesiano: como é realizada?

A manutenção de poço artesiano é essencial para aumentar a vida útil do poço. Ela deve ser feita de forma preventiva dentro de um prazo máximo determinado. O correto é que a empresa que realize a perfuração já apresente um planejamento da manutenção de poço artesiano....

Limpeza de poço artesiano: como funciona e quando é necessário?

Limpeza de poço artesiano: como funciona e quando é necessário?

Antes de falar sobre a limpeza de poço artesiano, vamos explicar um pouquinho o que é um poço artesiano. Primeiramente, o poço artesiano é perfurado até alcançar um aquífero confinado. Aliás, quando perfurado esse aquífero jorra água de forma natural para a superfície...