Home 9 Informações 9 Quando é necessário utilizar filtro para poço artesiano?

Quando é necessário utilizar filtro para poço artesiano?

Após a perfuração do poço artesiano, é preciso fazer uma análise de água para saber se há ou não a indicação do uso do filtro. Mesmo, que a água venha de um manancial subterrâneo, não é incomum ouvir relatos de águas poluídas.

Isso porque, não há o tratamento correto para lixões e aterros sanitários. Sem falar na falta de cuidado com o armazenamento, manuseio e descarte de substâncias tóxicas. As principais responsáveis por essa poluição são as indústrias químicas, as metalúrgicas, petroquímicas, entre outras.

Um dos indicadores mais comuns da poluição da água subterrânea é a presença de nitrato. Por isso, fazer a análise da água após a perfuração do poço artesiano, é tão importante. Só assim, é possível saber se a água, é liberada ou não para o consumo humano.

O filtro também ajuda a reduzir a presença de matéria orgânica na água, através do tratamento personalizado da água. Na análise da água é possível verificar a composição físico, bacteriológica e químico da água. Assim, com esses dados em mãos é possível definir qual é o tipo de filtro indicado para tratar a água do poço artesiano.

Tipos de filtros usados para tratar água de poço artesiano

Além desses pontos que citamos anteriormente, outro ponto importante para a escolha do filtro é a vazão do poço. Todas essas informações constam no relatório que é gerado para perfuração do povo. Esse relatório deve ser entregue pela empresa que realizar a perfuração.

O processo de filtragem da água elimina problemas comuns como, a presença de manganês, ferro, sódio, areia e barro. Mas, para cada problema é necessário um filtro diferente. Em todos os casos, deve se usar cloro. Principalmente se a água se destina ao consumo humano.

Entretanto, é importante salientar que alguns problemas como pH desequilibrado e água dura. Não são resolvidos, apenas com a utilização do filtro. Para a correção do pH é necessário usar produtos químicos específicos. Já a “água dura”, termo usado para uma água que possui muito minérios. Também é de difícil tratamento, pois, causa incrustações dos mecanismos de filtragem.

Um modo bem simples de saber se sua água tem esse problema, é quando ela não faz espuma ao usar sabão. Aliás, o tratamento para esse tipo de água não é barato. Além disso, requer manutenções constantes. Esses são os principais problemas que pode requer o uso de filtros para poços artesianos. Como falamos, a empresa que irá fazer a perfuração precisa passar um relatório com todas as informações técnicas. Caso, tenha dúvidas sobre o assunto, entre em contato! Nós da Zezinho Poços Artesianos, teremos o maior prazer em te ajudar!

Publicações Relacionadas

Bomba de poços artesianos: saiba como escolher o modelo ideal

Bomba de poços artesianos: saiba como escolher o modelo ideal

A pesar de pouco comentado, a bomba pode fazer toda a diferença para o seu poço artesiano. Um dos problemas principais que a bomba pode causar é a baixa quantidade de água. Assim, muitas pessoas acabam associando a problemas relacionados ao poço artesiano, quando, na...